Olá!!! Ando cheio de assunto, mas meio sem tempo pra escrever. Entretanto resolvi dar uma pausa pra dar uma dica sobre um recurso importante de banco de dados que estava utilizando neste momento. Estou falando do “Profiling”, isto é, a capacidade de bisbilhotar o que está acontecendo por detrás dos panos, seja na execução de um programa, ou nesse caso, de um banco de dados.
O SQL Server da Microsoft possui uma ferramenta, o Profiler, que realiza muito bem essa tarefa, permitindo ao desenvolvedor monitorar o que ocorre no banco enquanto o mesmo está em uso. Eu utilizo este recurso principalmente para verificar os erros que cometo nas consultas que não resultam em exceções, isto é, erros lógicos.
Entretanto como tenho clientes que utilizam o MySql, sentia muita falta de uma ferramenta similar. Após muito pesquisar, encontrei uma forma simples de obter o mesmo resultado sem o uso de nenhuma ferramenta específica. Basta habilitar o log do MySql. É isso, simples assim. Para isso, no meu caso (MySql no Windows), basta editar o arquivo “C:\Arquivos de programas\MySQL\MySQL Server 5.0\my.ini” e inserir a linha:
log=”C:/Arquivos de programas/MySQL/MySQL Server 5.0/Data/sqllog.log”
Eu inseri essa linha logo abaixo da linha:
port=3306
O nome e o caminho do arquivo podem variar, é claro. Feito isso, basta reiniciar o serviço do MySql para que todas as consultas realizadas sejam armazenadas nesse arquivo.
Vale a pena lembrar que em um servidor de produção esse arquivo poderá crescer rapidamente, então não se esqueça de desabilitar essa opção caso não haja mais a necessidade do profiling. Para isso basta inserir o caractere # no início da linha que foi adicionada.
É isso aí, em breve espero estar de volta com um assunto muito mais interessante relacionado à performance de sistemas.